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Instalar Certificado Digital

Suporte Certificado Digital. Se você precisa instalar certificado digital, utilize nossa base de conhecimento ou agende uma visita técnica ou suporte via acesso remoto da Certificard.

  • Perguntas Frequentes

  • Ainda precisa de ajuda?

  • Qual a diferença entre Certificado do tipo A1 e A3?

    A principal diferença entre os certificados A1 e A3 é a geração e o armazenamento das chaves criptográficas. (método de encadeamento das ações necessárias ao cumprimento de uma tarefa, que produz uma solução para um problema através de etapas que permitem decodificar ou codificar um arquivo, de forma a impedir sua compreensão pelos que não possuem seu par de combinações).

    O certificado tipo A3 oferece mais segurança, justamente porque o par de chaves é gerado em hardware específico, isto é num SmartCard ou Token que não permite a exportação ou qualquer outro tipo de reprodução ou cópia da chave privada, enquanto o certificado de tipo A1 o par de chaves é gerado no seu computador não sendo necessário o uso de um dispositivo criptográfico externo, por isso, exportações e cópias de segurança podem ser realizadas no certificado A1 e armazenadas em pen drive comum.

    A validade dos certificados também é diferente: o tipo A1 possui validade de 1 ano, já o tipo A3 é válido por 3 anos, ou seja, melhor custo/benefício.

    Veja uma comparação sobre os dois certificados clicando aqui.

    O que significa CSP?

    CSP – Criptographic Service Provider (Provedor de Serviço de Criptografia). Para que o Certificado Digital do usuário seja emitido em Token ou SmartCard, é necessário que o dispositivo esteja instalado e configurado. Cada dispositivo móvel possui um CSP. – No caso do e-Token Aladdin PRO 32k o CSP é eToken Basic Criptographic Provider; – Já o e-Token USB e-Seal Gemalto, possui o CSP SafeSign Standard Cryptographic Service Provider; – Por fim, o SmartCard hibrido Safesign com o CSP SafeSign CSP. Você precisa da informação do CSP para fazer o Download do Certificado para seu e-Token.

    Esqueci minha senha, e agora?

    Cada dispositivo móvel possui um modo diferente de recuperar a senha de seu Certificado. Portanto, verifique o manual de seu e-Token ou SmartCard na nossa seção de Downloads . O procedimento padrão ao perder ou esquecer sua senha de usuário, é logar no programa do token como Administrador utilizando a senha PUK ou Senha de Administrador, que foi configurada na inicialização do token. Se você não possui ou não lembra de ter cadastrado uma, tente utilizar a senha padrão (vide manual). Caso tenha perdido esta senha também, infelizmente não há outra alternativa a não ser invalidar o Certificado e adquirir um novo.

    Lembrando que são apenas 3 tentativas para a senha PIN e se necessário o uso da senha PUK, são apenas 3 tentativas também. Caso exceda as tentativas o Certificado perde a validade e deve ser adquirido novamente.

    O que fazer quando ocorrer a seguinte mensagem de erro: “É necessário instalar um certificado digital para ter acesso ao e-CAC”?

    Esse erro ocorre ao acessar o site da Receita Federal. Na maioria dos casos, o procedimento a seguir resolve o problema:

    1. Acesse o Internet Explorer. Clique no menu “Ferramentas”, selecione “Opções da Internet” e na aba “Geral” e, em seguida, clique em “Excluir Cookies” e em “OK”. Após, clique em “Excluir arquivos”, selecione “Excluir todo o conteúdo off-line” e em “OK”;
    2. Selecione a aba “Privacidade”, clique em “Avançado” e selecione as opções “Ignorar manipulação automática de cookies”, “Aceitar” na coluna “Cookies primários”, “Aceitar” na coluna “Cookies secundários” e “Sempre permitir cookies por sessão”, em seguida clique em “OK”;
    3. Ainda na aba “Privacidade”, desmarque a opção “Bloquear Pop-ups”.
    O que fazer quando aparece a mensagem “Certificado Digital ICP-Brasil não foi reconhecido como válido”?

    Muitas vezes, quando isso acontece, é devido a uma falha na Cadeia de Certificados instalados em seu computador.
    Esse problema, na maioria das vezes é solucionado instalando a Cadeia de Certificados disponível na nossa seção de Downloads.

    Como saber se meu Windows é 32 ou 64bits?

    É muito simples. Siga os seguintes passos:

    1. Se o ícone “Meu Computador” não estiver no seu Desktop(ou Área de Trabalho), ele se encontra no menu Iniciar do seu Windows.
    2. Ao encontrá-lo, clique com o botão direito do mouse e em seguida, agora com o botão esquerdo do mouse, clique em Propriedades.
    3. Por fim, abrir-se-á uma janela com as informações sobre seu Sistema Operacional.
    Tenho um Certificado Digital Correios, posso renovar com a Certificard?

    Pode sim. Se você tem um Certificado Digital Correios, Certificado Digital Serasa, Certificado Digital Caixa ou de qualquer outro lugar e precisa renová-lo, venha até a Certificard. Contamos com valores especiais para renovações de Certificados além do suporte especializado que só a Certificard proporciona a você!

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