Conectividade Social ICP. O que é? Para que serve?

Saiba mais sobre o Conectividade Social ICP

O antigo e já conhecido Conectividade Social da Caixa Econômica Federal, utilizado para troca de informações referentes ao FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) agora se chama Conectividade Social ICP.

Conectividade Social ICP

Porque ICP? O que quer dizer?

A sigla ICP vem de ICP-Brasil, que significa Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira.

Tudo bem, entendi a sigla, mas do que você está falando, eu não entendo esses termos técnicos aí, explica?

Calma, é menos complicado do que parece. Desde que a internet tornou-se parte do cotidiano das nossas vidas, além de prático é economicamente mais viável realizar troca de informações online. Mas infelizmente, assim como um meio de transporte físico, as informações que trocamos estão suscetíveis a interceptações, fraudes e uso inapropriado das mesmas.

A partir disso, a tecnologia avançou também a nosso favor criando um mecanismo de Criptografia para nossas informações trocadas com a Caixa Federal, Receita Federal, entre outros.

Por isso, para acessar o Canal do Conectividade Social ICP da CEF, é necessário o uso de um Certificado Digital, totalmente criptografado, impossibilitando a alteração do documento por terceiros. Ou seja, o Conectividade Social ICP agora é muito mais seguro utilizando seu Certificado Digital.

Certo, entendi que tem maior segurança, mas estou começando meu negócio agora e não estou familiarizado com estes canais, deixo tudo para meu contador, o que realmente posso fazer nesse tal Conectividade Social ICP?


É muito importante para você, empregador, estar familiarizado com todos os canais responsáveis pelas obrigações de sua empresa.

Com o Conectividade Social ICP os Contadores, Empregadores, Sindicatos outros órgãos podem transmitir os arquivos gerados pelo SEFIP (Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social), pela GRRF (Guia de Recolhimento Rescisório do FGTS), realizar alterações cadastrais, visualizar e imprimir extratos, comunicar o afastamento e/ou desligamento de funcionários, dentre outras funções.

Para maiores informações, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente da Caixa Econômica Federal, através do telefone: 0800 726 0101.

Ou se preferir, acesse o Fale Conosco da Caixa pelo site, clicando AQUI.

Estamos a disposição também para responder suas perguntas, use o sistema de comentários e responderemos o mais breve possível.

Fique ligado no blog, em breve mais informações sobre o canal. Até logo.

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2 Comentarios

  1. tenho um ertrato do fgts visualizado internet e consta saque de depositos que não saquei. como e que funciona? posso receber indo a caixa ou tenho que gerar nova chave? posso fazer isso atraves de um escritorio de contabilidade.

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